6 dicas infalíveis para a gestão financeira empresarial
Você, empresário, está buscando entender mais sobre gestão financeira empresarial? Sabe exatamente quais são os caminhos para deixar a saúde financeira da sua empresa sempre em dia e da melhor forma possível?
Então, você está no lugar certo. A Astec Contabilidade preparou este conteúdo para te dar 6 dicas infalíveis para a gestão financeira empresarial. Leia até o fim e anote todos os tópicos para não ter mais dúvidas.
Vamos lá?
Não confunda Pessoa Física com Pessoa Jurídica
Para começar esse assunto sobre as dicas para gestão financeira empresarial, a primeira coisa a ter em mente é não misturar as coisas, ou seja, não confundir o que é patrimônio da empresa com o seu patrimônio pessoal.
Portanto, não pague contas da Pessoa Física com dinheiro da Pessoa Jurídica, simples. Foque em uma coisa, tente começar o seu negócio o mais correto possível, evitando problemas tributários fiscais e bagunças ou confusões que depois vai ficar difícil desembaraçar.
Se você já é experiente no ramo empresarial, a dica também de grande importância, não misture as coisas e siga à risca essa dica.
Precificação do produto
Fazer a precificação de forma correta é fundamental para manter a empresa saudável, pois é em cima disso que você vai conseguir colocar o imposto que se está pagando, além de alinhar os seus preços diante do mercado, sendo possível verificar como age o seu concorrente para ver se dá para concorrer com ele.
Aqui mesmo, no blog da Astec Contabilidade, já produzimos um conteúdo com este tema tão fundamental para quem deseja fazer uma boa gestão financeira empresarial, apresentando 5 dicas para fazer isso sem erro. Clique aqui e leia mais sobre esse assunto.
Seja realista com seus objetivos
Trabalhar com a realidade é a melhor opção, principalmente nesse período de pandemia, Todos sabem que vivemos numa economia inflacionária e, então, muitas projeções para os anos de 2021 e 2022 podem estar conturbadas por conta desse momento atual. Por essa razão, no seu plano de negócios é preciso conter objetivos reais, mesmo que pessimistas, mas realistas para não haver frustações na hora de fazer a gestão financeira empresarial.
Então, essa dica nada mais é do que você ser realista consigo mesmo e não colocar metas e objetivos que você já sabe que serão difíceis ou até mesmo impossíveis de serem conquistados nesse momento.
Tenha um profissional competente para fazer a gestão financeira empresarial
Dentro de uma empresa, independente do setor, é preciso ter profissionais capacitados para realizar todas as funções. Na hora de fazer a gestão financeira empresarial é a mesma coisa. Você precisa ter em mente quem é essa pessoa e se ela entende dos assuntos financeiros relacionados à área de atuação da sua empresa.
Tenha sempre ao seu lado, pessoas que saibam fazer isso, que tenham rotina e paciência. Se dentro do seu negócio não existe essa pessoa, não hesite em terceirizar esse serviço. Na Astec, por exemplo, são várias as empresas que confiam no nosso trabalho para fazer a gestão financeira empresarial, pois é uma maneira eficaz de economizar tempo e ter a certeza de que seu setor financeiro estará bem gerenciado e em boas mãos.
Reinvestir o lucro da empresa nela mesma
É fundamental pensar nessa possibilidade porque uma empresa que começa a ter giro no caixa e que começa a perceber sobra no seu fluxo, merece reinvestir esse dinheiro dentro de si mesma e melhorar o que precisa ser aprimorado, investir em mais produtos, manter um bom estoque e etc.
Então, pense nesse reinvestimento antes mesmo de retirar, distribuir lucros na sua Pessoa Física.
Relatórios importantes para um bom gerenciamento
Você, como empresário e com todos os afazeres do dia a dia dentro do seu negócio, pode nem sempre ter tempo suficiente para estar antenado na gestão financeira empresarial. Por isso, existem alguns relatórios que são importantíssimos para você economizar seu tempo e estar por dentro de toda a situação. São eles: o relatório de contas a pagar e o de contas a receber, ou seja, você vai entender tudo sobre a entrada e saída de dinheiro da empresa.
Os outros dois relatórios para garantir uma boa gestão financeira empresarial são o demonstrativo de fluxo de caixa, para saber o que aconteceu com sua empresa num determinado período, e o demonstrativo de resultados, que mostra se a empresa deu lucro ou se deu prejuízo.
Resumindo, tenha esses quatro relatórios em mãos e você vai conseguir tudo o que precisa para estar por dentro da situação da sua empresa, principalmente se você está muito ocupado e quase não tem tempo para esses assuntos.
Quer receber mais dicas como essas?
Fique atento, sempre, no blog da Astec Contabilidade ou inscreva-se em nosso canal do YouTube. Nesses dois ambientes você encontra dicas sobre gestão de empresas, inovação, mercado e muito mais.
Digite o que você procura