Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo e os anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

Como diminuir a inadimplência dentro da sua Empresa?

Compartilhe

Quer saber de uma vez por todas como diminuir a inadimplência dentro da sua empresa? Neste conteúdo, a Astec Contabilidade vai ter algumas dicas para você aplicar e conseguir sair dessa encruzilhada que muitos empresários podem estar.

Para iniciarmos as dicas para sua empresa não ter um alto número de inadimplentes, um primeiro e importante passo é ter esse número na mão, ou seja, saber exatamente quantas pessoas estão inadimplentes, quem são essas pessoas, qual o valor exato. 

O que é inadimplência?

Antes de você conferir os tópicos que preparamos para entender, de uma vez por todas, como diminuir a inadimplência dentro da sua empresa, é preciso entender o que isso significa. 

De uma forma geral, a inadimplência é o descumprimento de uma obrigação, ela impacta diretamente na saúde financeira de uma empresa e, geralmente, existe quando não há o pagamento de bens ou serviços até a data estipulada para o vencimento ou quando há o descumprimento dos termos de um contrato, por exemplo.

No entanto, não existe uma regra fixa sobre o prazo para considerar uma inadimplência. Tem casos que assim que entra o vencimento já se considera, em outras ocasiões, costumam esperar 30,60 e até 90 dias, de acordo com critérios gerenciais de cada empresa.

Como diminuir a inadimplência dentro da sua empresa: qual taxa é aceitável?

De acordo com dados disponibilizados pelo Banco Central, uma taxa de inadimplência pode se enquadrar como aceitável se estiver na faixa de 5%.

É de extrema importância destacar que esse índice se refere aos pagamentos não quitados que superem 90 dias de atraso, de acordo com o BC e, nesse quadro, é fundamental considerar o segmento de seu negócio, pois isso pode variar e, de acordo com a área de atuação, a taxa de inadimplência pode mudar. É neste caso que um bom contador dentro da sua empresa irá facilitar todo o processo.

Por isso, conte sempre com um contador de confiança e que atue com expertise no assunto. Quer saber como trocar de contador? Clique aqui e confira um blog exclusivo que te mostra como isso é possível e fácil.

Agora, abaixo, confira as três dicas que separamos para você entender como diminuir a inadimplência dentro da sua empresa.

Administre os atrasos

Logo na primeira dica para você entender como diminuir a inadimplência dentro da sua empresa, voltamos a bater na tecla de você possuir um bom contador na sua equipe. Esse profissional poderá realizar um planejamento contínuo e diário sobre os atrasos. O contador sabe que para desempenhar esse papel é preciso foco e também ter todos os dados do cliente devedor, como o total da dívida e o tempo de atraso. 

Para que não haja erros de cálculos e a produtividade seja prejudicada de todo o time, uma solução inteligente e prática é fazer uso de um bom software que automatize todos esses processos. Somente assim, com essa organização, será possível começar uma ação para diminuir a inadimplência.

Diversifique os seus meios de pagamento

Outra dica importante para você aprender como diminuir a inadimplência dentro da sua empresa é aplicar a prática de diversificar seus meios de pagamento. Isso configura um chamariz para novos clientes. 

Oferecer um sistema de pagamento digital, baseado na economia da recorrência pode ser uma ótima alternativa, tanto para a sua empresa, como para o cliente. O seu contador poderá optar por este caminho caso ele seja viável para sua empresa, a depender do seu segmento.

É por meio desta opção que se torna plausível oferecer aos seus clientes a possibilidade de pagamento com cartão de crédito, com mais parcelamentos, facilitando a compra e o pagamento. 

Quando se trata do seu negócio, entenda que esse tipo de pagamento acontece de maneira programada e automática, por isso não precisa da ação do consumidor para que seja realizado. 

Estimule a renegociação

Pode parecer uma dica clichê, mas não é. Se há inadimplência, precisa haver uma maneira desse devedor renegociar a dívida. 

Com todos os dados nas mãos você saberá como estimular uma renegociação e qual é o melhor caminho para seguir de acordo com cada caso. Afinal, em alguns casos, uma renegociação não tão boa pode ser melhor do que uma ação de cobrança judicializada.

Vamos continuar essa conversa?

Quer saber mais sobre como diminuir a inadimplência dentro da sua empresa? Não perca mais tempo, conte com os profissionais da Astec Contabilidade. Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos especialistas. Você também pode fazer isso clicando no botão do WhatsApp ao lado. 

Se quiser ainda ver um vídeo explicativo sobre esse assunto, clique aqui e confira as palavras do CEO da Astec, Danilo Campos.