Mark-up: entenda o que é e porque aplicar na sua empresa
Se você tem uma empresa, já deve ter ouvido falar em mark-up, certo? Afinal, o que é mark-up e porque aplicar essa ferramenta na sua empresa? Existem muitas dúvidas acerca desta ferramenta e, neste blogpost, a Astec Contabilidade explica como funciona e o que fazer para utilizar mark-up nos seus negócios.
Independente do porte da sua empresa, você já se pegou na dúvida de como fazer a precificação dos produtos, não é verdade? Este é um dos principais desafios para quem atua nestes setores, pois os mesmos envolvem uma vasta quantidade de variáveis, como mercado consumidor, concorrentes e fornecedores. Portanto, leia este texto até o final para descobrir o que é mark-up e porque você deve aplica-lo.
O que é, de fato, o mark-up?
Explicando de forma simples e prática, mark-up é um índice utilizado durante a formação do preço de venda de um determinado produto ou serviço que sua empresa oferece e que aparece na definição do seu custo.
No entanto, é importante ressaltar que o mark-up não está definido de forma isolada como referência na precificação de produtos e serviços, mas essa ferramenta pode ser levada em consideração como um ponto de partida fundamental, pois quando estiver definido, você terá plenas condições de enfrentar seus fatores internos de produção de acordo com o que está sendo mostrado pelo mercado.
Mark-up, no entanto, para quem ainda não entendeu, significa que: quando você chegar ao preço de um produto ou serviço, se esse valor, por alguma razão, mostrar-se incompatível com a média, você terá a indicação de que algo na sua dinâmica de produção está precisando passar por correção.
Exemplo de mark-up
Para citar um exemplo simples de mark-up, listamos o custo com fornecedores, elemento decisivo que determina o quanto um produto ou serviço custa para que, finalmente, após a produção, seja disponibilizado para venda.
Minha empresa pode precificar apenas com o mark-up?
Se sua dúvida em relação ao mark-up é se sua empresa pode basear-se unicamente neste serviço para classificar a precificação dos produtos, a resposta é sim. Se os valores computados após a aplicação da fórmula mostrarem-se razoáveis perante a concorrência, você pode então definir quanto sua empresa deve cobrar por determinado produto ou serviço.
Mark-up aplicado na economia e na administração da sua empresa
Explicando o termo mark-up com mais profundidade, conceitua-se sua aplicação na economia, contabilidade e ainda na administração de empresas. É aplicado também sobre o custo de um produto para conquistar o preço de venda do bem ou serviço comercializado. Com ele, você chegará a um valor que cobre todos os gastos fixos e variáveis para a confecção do item a ser vendido, garantindo assim, a margem de lucro pretendida.
A fórmula para aplicação do mark-up considera 3 variáveis: as despesas fixas, as despesas variáveis e a margem de lucro que significam, respectivamente, os gastos administrativos que você tem para fazer com que a empresa continue operando, como o aluguel do ponto, salário dos funcionários e despesas com energia, telefone e água; as despesas que oscilam de acordo com a produção e as vendas, ou seja, os impostos que incidem sobre cada um dos seus produtos e também a comissão dos vendedores; e o percentual do preço de venda do produto ou serviço que você vai tirar para si.
Como utilizar o mark-up?
Já sabendo que o mark-up pode ser utilizado na sua empresa para definir os preços de forma individual ou genérica, você deve estar se perguntando como, de fato, o mark-up é aplicado.
O primeiro passo a ser dado para conseguir calcular o preço real de venda através do mark-up é identificar quais são, exatamente, as despesas fixas, as variáveis e qual é o lucro presumido. Depois de reunir as informações desses três elementos, utiliza-se a seguinte fórmula:
100 / [100 - (despesas fixas + despesas variáveis + lucro presumido)]
A partir desta fórmula, um índice será encontrado e o mesmo deverá ser aplicado sobre o custo de mercadoria vendida, o CMV, entendendo que a soma deles mostrará resultado no preço de venda do item em questão, apresentando benefícios para sua empresa.
Por que entender o mark-up para minha empresa?
Entender a utilização e importância do mark-up para sua empresa é uma forma de conseguir precificar suas mercadorias, garantindo assim um retorno favorável com as vendas, aplicando ainda, um preço justo para seus clientes, melhorando assim a competitividade.
Mark-up e margem de contribuição: entenda a diferença
Se você está lendo este conteúdo sobre mark-up, deve estar se perguntando sobre as outras ferramentas de precificação e já deve ter ouvido falar em margem de contribuição. Se você tem dúvidas sobre a diferença entre esses dois termos, explicamos agora.
O mark-up é um índice utilizado para verificar se o preço do serviço ou produto que vai ser vendido está fora do que considerado o seu valor ideal. Esta técnica é aplicada ao custo e também ao preço correto do produto que você está vendendo. O preço ideal, no entanto, é considerado a partir do valor de venda para que se obtenha determinada margem de lucro.
Simplificando essa teoria, o mark-up nada mais é do uma simples forma de determinar o preço considerado que se quer obter lucro.
Já a margem de contribuição é para ser aplicada na sua empresa após a venda dos produtos, ou seja, após a realização das vendas e do pagamento de todos os custos referentes à produção, aquisição e impostos, você faz a técnica de margem de contribuição e descobre se realmente o preço da venda do seu produto ou serviço está suprindo a necessidade financeira da sua empresa.
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