Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo e os anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.

Plano de Negócios: o que você precisa saber para criar o da sua empresa

Compartilhe

Plano de negócios. Se você tem uma empresa, certamente já ouviu falar sobre isso. Se você ainda não tem um empreendimento, mas está começando um, também já deve ter escutado falar de como esse plano de negócios é primordial. 

E isso não é mentira. Afinal, planejar o futuro da sua empresa é a coisa mais importante para evitar riscos lá na frente e somente um plano de negócios é capaz de fazer previsões certeiras e auxiliar o seu contador na hora de elaborar estratégias de qualidade e eficazes para seu empreendimento prosperar.

O que é plano de negócios e por que ter um dentro da minha empresa?

O plano de negócios nada mais é que um documento que planeja os objetivos e metas do seu negócio. Com os objetivos e as metas detalhadamente colocados no papel, é possível prever situações de risco que podem surgir ao longo do desenvolvimento da estratégia, analisando-as a fim de se prevenir, antes mesmo que elas apareçam na prática.

Além do mais, um bom plano de negócios permite identificar questões sobre os quais você tem pouco conhecimento, oferecendo, portanto, a oportunidade de se aperfeiçoar e aprofundar em determinados estudos e análises, com o objetivo de tornar o negócio cada vez mais sólido e consistente, além de encaminhar a empresa para um constante crescimento.

Sobre o motivo pelo qual você precisa ter esse planejamento, é bem simples: É o plano de negócios que vai ajudá-lo a concluir se sua ideia é viável e, se sim, vai auxiliar na busca por informações mais detalhadas sobre seu ramo e quais os produtos e serviços que irá oferecer e também entender melhor quais são os pontos forte e fracos do seu negócio. E, mais uma vez, reforçamos que essa estratégia não deve ser adotada apenas por quem está iniciando, mas sim para quem já tem seu negócio em pleno voo.

Por que o plano de negócios é importante?

Contar com um plano de negócios bem elaborado dentro da sua empresa é de extrema importância por tudo que foi mencionado anteriormente, mas o repertório de benefícios não para por ai, até porque, através deste plano você conseguirá estudar e avaliar, com mais afinco, quem são seus concorrentes, o que eles estão vendendo, qual preço estão praticando e, a partir daí, saberá qual é a sua receita, o tipo de custo que você vai ter e o que mais vai precisar colocar no seu negócio para fazer a roda girar.

Para quem está nos primórdios do empreendimento, essa estratégia vai permitir iniciar o negócio já sabendo dos números e evitar, contudo, aquelas surpresas futuras que ninguém gosta. 

Agora, para quem já está com a empresa rodando fica ainda mais fácil, pois você precisa apontar qual o crescimento, qual redução de faturamento a empresa vai ter, qual despesa vai cortar, o que vai colocar no produto para torná-lo mais interessante no mercado e, por estar no mercado, vivendo a situação dia a dia, vai ser mais fácil controlar e saber apontar o que já dá certo e o que está precisando ser melhorado. 

Mais interessante ainda, para os dois lados, é que no final sempre se deve comparar o que foi planejado e o que foi executado. 

Outro detalhe que todo empresário precisa considerar é que o contador precisa desse planejamento para conseguir trabalhar com precisão. Entenda que em todo início de exercício, o seu contador precisa fazer o planejamento tributário e, em cima desses cálculos, chegar à conclusão de qual o melhor regime tributário para sua empresa. O plano de negócios vai ajudá-lo a tomar esse tipo de decisão.

Se a sua situação está complicada em relação ao contador da empresa, você quer trocar, mas não entende se isso é possível, saiba que sim e, além de tudo, é muito fácil. Clique aqui e confira um conteúdo bastante esclarecedor sobre como trocar de contador, se este for o seu caso.

Vale destacar também que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

Além do mais, segue abaixo alguns tópicos para que você entenda ainda mais a importância do plano de negócios para sua empresa:

  • O plano de negócios ajuda a organizar as ideias ao iniciar um novo empreendimento;
  • Orienta a expansão de empresas já em atividade;
  • Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias;
  • Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros e essa parte é muito importante e precisa estar alinhada, pois quando todos falam a mesma língua, tudo flui mais rapidamente e com menos chances de erro;
  • Capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias para a constante evolução da empresa.

 

Leia também: 3 erros que você não deve cometer na sua gestão financeira

Dicas para fazer um bom plano financeiro e operacional

Neste conteúdo você já entendeu a importância de um bom plano de negócios para sua empresa e porque ele deve ser executado por profissionais que entendem do assunto. Com isso, para finalizar, apresentamos algumas dicas para que você consiga se enriquecer ainda mais com informações sobre esse planejamento. Veja então, alguns pontos para o plano da sua empresa ficar bem feito:

  • Apresente cada item com riqueza de detalhes, esclareça etapa por etapa com a finalidade de oferecer um panorama inicial de operacionalização do negócio, com o objetivo de evitar desperdícios e otimizar as rotinas;
  • Os custos pré-operacionais devem ser projetados, identificando o que será necessário adquirir para que a empresa seja aberta, como o aluguel, a reforma do espaço e as taxas de registro. Se o negócio já estiver em funcionamento, tente detalhar, ao máximo, quais são esses custos;
  • A lista de equipamentos como: ferramentas e veículos, ou o que mais for necessário para que a empresa funcione, entra no grupo dos investimentos fixos e também precisam ser listados e detalhados;
  • Observe ainda a necessidade imediata de cada item citado acima ou até mesmo se alguns deles podem ser alugados ou terceirizados.

Fale com quem entende de plano de negócios para sua empresa

Depois deste conteúdo, ficou ainda mais claro que você precisa focar no plano de negócios dentro da sua empresa, certo? 

Dê atenção para esse planejamento pelo menos no começo do ano para ter ciência total do que está acontecendo dentro do seu empreendimento, pois sem informação e sem dados não tem gestão de empresa.

Quer saber mais sobre isso? Vamos continuar essa conversa? Entre em contato com a Astec Contabilidade, temos experiência nesse assunto e atendemos empresas dos mais variados tipos de segmento, por isso conseguimos te ajudar a ter o plano de negócios ideal para o seu ramo de atuação. 

Preencha o formulário abaixo ou contate-nos através do botão do WhatsApp ao lado.