Soft Skills: o que é e como aplicar no mundo atual?
Você já ouviu falar em soft skills? O tema do nosso artigo de hoje é sobre elas.
Se você é um empresário e busca encontrar algumas habilidades específicas na hora de contratar o seu colaborador, é preciso prestar bem atenção se ele irá atender aos requisitos das soft skills, levando sempre em consideração que a tecnologia avança a cada dia, novos desafios são lançados no mercado e a sua empresa precisa acompanhar essa modernização e claro que isso só é possível quando você conta com profissionais preparados ao seu lado.
Por isso, preste atenção neste artigo que preparamos sobre soft skills e veja como aplicar essas habilidades e entende-las nos tempos atuais.
Mas afinal, o que são as soft skills?
As soft skills nada mais são do que competências e também o perfil que cada profissional deve possuir para exercer sua função. Resumindo, são um conjunto de habilidades e competências que estão, diretamente relacionadas ao comportamento humano.
Preste atenção em algumas das características de soft skills que você precisa ter e que são analisadas durante um processo profissional, por exemplo, são:
- Colaboração, ou seja, trabalhar bem em grupo;
- Flexibilidade, quer dizer que o profissional precisa se adaptar à mudanças;
- Trabalhar sob pressão, isso significa gerenciar estresse sem perder o foco;
- Comunicação eficaz, ou seja, ouvir com total atenção e se comunicar da maneira mais clara possível;
- Liderança de equipe que é saber como motivar e engajar os grupos que estão sob seu comando.
Como desenvolver soft skills?
Se você está aprendendo e entendendo mais sobre as soft skills com este artigo, aproveite para se atentar com algumas dicas de como desenvolver essas técnicas tão importantes para o seu crescimento profissional.
Administrar emoções
Quando você entende e aprende como reconhecer e administrar suas emoções, vai conseguir uma recuperação mais rápida de quando o estresse lhe atingir.
Ter essa administração te fará ficar mais relaxado e o foco voltará a ser sua prioridade.
Aprenda a gerenciar seu tempo
Organizar suas coisas com base no seu tempo é primordial. Sempre que houver um imprevisto lembre-se de se perguntar se ele pode esperar um pouco. Foque na sua agenda e reorganize-se se for necessário. Não acumule muitos afazeres, pois o foco não será o mesmo e seu trabalho ficará pela metade.
Tenha o hábito de feedback
Quando você entrega um trabalho e pede para que as pessoas te deem um retorno sobre ele é gratificante e importante saber a resposta. Com isso você irá entender o que precisa melhorar, como se aprimorar ou até mesmo ver que está fazendo a coisa certa.
Da mesma maneira, se você for um líder, dê uma devolutiva ao seu grupo. Isso é importante para o crescimento de todos.
Por que é importante aderir a essas técnicas?
Uma empresa sempre irá buscar as técnicas de soft skills nos seus profissionais. São detalhes peculiares que os atuais e futuros líderes, gestores, funcionários e colaboradores precisam ter.
Lidar com pessoas é cada vez mais frequente e complicado e isso envolve o trabalho em grupo e a tomada de decisões dentro de uma empresa.
Diferença entre hard e soft skills?
Quando se fala em hard skills estamos nos referindo as habilidades técnicas que um profissional pode aprender de forma fácil, como falar um idioma novo ou dominar um software ou ferramenta. São as competências que você pode incluir no seu currículo e mostrar de forma prática que domina ou entende de um determinado assunto.
Já o soft skills é um termo que não se encaixa nas habilidades práticas, como as citadas anteriormente, mas sim as que lidam diretamente com as relações e interações com outras pessoas.
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